A Orquestra Parassinfônica de São Paulo (OPESP), primeira orquestra do mundo protagonizada por músicos com deficiência, está com treze novas vagas para instrumentistas com experiência musical em cordas, madeiras, metais e percussão. As inscrições acontecem até dia 07 de março, e podem ser feitas tanto por pessoas com deficiência quanto por não-deficientes.
As inscrições devem ser feitas no site da OPESP, e o resultado será anunciado no dia 10 de março, com a previsão de bolsa de estudos. As novas vagas são destinadas aos instrumentos de violino (4 vagas), viola (3 vagas), violoncelo (1 vaga), contrabaixo (1 vaga), flauta/piccolo (1 vaga), trombone (3 vagas) e percussão (1 vaga): opesp.com.br
O projeto da OPESP, iniciado em 2022, tem como objetivo a inclusão e a educação musical das pessoas com deficiência. A orquestra foi criada para contrapor o baixo número de representatividade dessa população na música brasileira, que representa cerca de 8,4% da população brasileira acima de dois anos, segundo levantamento do IBGE.
Com a estreia na Sala São Paulo e a conquista do Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022 na categoria Inclusão, Diversidade e Acesso à Cultura, a OPESP expandiu e tem agenda de apresentações confirmadas para o segundo semestre. A jornada de sucesso continua com a abertura dessas treze novas vagas e a promessa de pelo menos cinco concertos no Brasil.
A primeira etapa do projeto foi um sucesso, garantido pela dedicação e paixão de um grupo excepcional de pessoas dedicadas a contribuir para a causa da inclusão e educação musical das pessoas com deficiência. A OPESP celebra essa nova etapa com ares de conquista e novo fôlego.
Miriã Vitória dos Santos, que integrou a orquestra ao longo do ano de 2022, ressalta a importância da experiência na OPESP para sua evolução na técnica do violoncelo e a oportunidade de estreitar laços e fazer amizades. Ela comemora a abertura das novas vagas e espera que mais pessoas saibam da existência da orquestra e apoiem a causa.
As inscrições para as novas vagas da OPESP estão abertas, e o processo seletivo promete ser uma oportunidade para que mais pessoas com e sem deficiência possam fazer parte da jornada de sucesso da primeira orquestra do mundo protagonizada por músicos com deficiência.