O Líder em Movimento – terceiro álbum de BK

Spread the love

Trabalho do rapper carioca BK narra a trajetória de personagem atrelado às lutas raciais e renovação de si próprio

Com “Castelos & Ruínas” (2016), um disco de estreia que considerado um clássico no rap nacional, e com a ótima sequência com “Gigantes” (2018), explorando uma versatilidade musical abrangente, o rapper BK’ lança agora seu terceiro trabalho de estúdio, o disco intitulado “O Líder em Movimento” (2020).

As temáticas relacionadas às lutas raciais – já percebidas em momentos anteriores, como nas músicas “Julius”ou “O Que Sobra Disso Tudo” – vêm com uma veia mais forte neste disco. “O Líder em Movimento” narra a trajetória de um líder negro que, apesar de objetivar fortalecer a própria comunidade, tem momentos egóicos e megalomaníacos até perceber que um povo unido através da horizontalização do poder é um povo mais motivado e, portanto, mais forte para lutar pelas mudanças que almeja. Esse discurso, que perpassa as letras, beats e até mesmo os visuais do álbum, são diretamente influenciados por reais líderes negros, como Malcom X, Martin Luther King, Thomas Sankara, os rappers Tupac e Notorious B.I.G., além da filosofia Sankofa, originária de sociedades em Gana e na Costa do Marfim. Representada por um pássaro que volta a cabeça à própria cauda, significa, segundo o povo Akan, algo que pode ser traduzido como “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”, simbolizando o processo de transformação e resgate do líder protagonista do disco.

O trabalho é composto de dez faixas, com oito beats de Jonas Profeta, companheiro de BK’ na Pirâmide Perdida, um de Nansy Silvz e outro da dupla Deekapz. “O Líder em Movimento” é o disco mais conceitual em termos de narrativas e instrumentais da carreira de BK’ até o momento e, assim como “Castelos & Ruínas”, não conta com a participação na rima de outros artistas, sendo ele o único rapper presente. Para poder se concentrar completamente na gravação da obra, BK’ se reuniu com a equipe de produção em um sítio em Nova Friburgo, onde ficaram reclusos por uma semana. Lá, todos os versos do rapper foram gravados e posteriormente finalizados no estúdio “Companhia dos Técnicos” por Arthur Luna, também responsável pela mixagem. O disco conta com El Lif Beatz na produção executiva e masterização por Mike Bozzi.

O rapper BK’ em sessão de fotos no Teatro Riachuelo / Créditos: João Victor Medeiros – Pirâmide Perdida

“Eu sou rapper. Quero fazer disco de rap!”

BK’ vem afirmando suas intenções com confiança em suas mais recentes falas públicas. O Líder em Movimento está disponível em todas as plataformas de streaming e afirma o rapper novamente como um dos expoentes mais notáveis da arte de unir batida e rima no Brasil.

Faixas – “O Líder em Movimento”

1- Movimento
2- Bloco 7
3- Porcentos 2
4- Visão
5- Amor
6- Poder
7- Megazord
8- Pessoas
9- Lugar
10- Universo

Ficha Técnica:

Composições: Abebe Bikila;
Intérpretes: Abebe Bikila, Jonas Ribeiro Chagas e Gustavo Reis;
Instrumentais: JXNV$, Deekapz e Nansy Silvz;
Músicos acompanhantes: Marcelo de Lamare, Filipe Coimbra, Magno Brito, Rodrigo Tavares, Felipe Bade, Kainã do Jeje e Leo Gandelman;
Coro: Bruno Britto, Rafael Britto e Gabriela D’Paula;
Vozes adicionais: Polly Marinho e Ainá Garcia;
Engenheiro de gravação: Arthur Luna;
Assistentes de gravação: Jonas Ribeiro Chagas e Felipe Perdigão Hiltz;
Engenheiro de mixagem: Arthur Luna;
Engenheiro de masterização: Mike Bozzi;
Direção musical: Abebe Bikila e JXNV$;
Produção executiva: Abebe Bikila e El Lif Beatz;
Gravação: Estúdio Lago Luciana e Estúdio Companhia dos Técnicos
Direção criativa: El Lif Beatz, João Victor Medeiros e Abebe Bikila
Fotografia: João Victor Medeiros
Modelo: Padrão
Design gráfico: Lucas Rodrigues e Marcelo Lima

O álbum está disponível em todas as plataformas digitais: olideremmovimento.

Redes sociais BK’

Instagram: @bkttlapa
Facebook: @bkttlapa
Twitter: @bkttlapa
YouTube: BK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *